85
Por: Luciana Paciência
A OpenAI anunciou nesta semana a implementação de um sistema de previsão de idades nos planos de consumidor do ChatGPT, para ajudar a determinar se uma conta pertence a alguém menor ou maior de 18 anos.
A tecnológica busca criar um sistema mais robusto que identifique potenciais falsos adultos e, assim, limitar o acesso a conteúdos que possam ser prejudiciais ou inapropriados para os menores.
Segundo a OpenAI, o sistema vai analisar uma combinação de sinais comportamentais e ao nível da conta, incluindo: há quanto tempo uma conta existe, as horas típicas do dia em que o utilizador está activo, padrões de utilização ao longo do tempo e a idade declarada do utilizador.
Quando o ChatGPT identificar uma conta cujo utilizador pode ter menos de 18 anos, aplicará medidas de protecção adicionais para reduzir a exposição a conteúdos explícitos, violentos, sexuais e de automutilação.
Os utilizadores que forem incorrectamente colocados na experiência para menores de 18 anos, poderão tirar uma selfie em directo ou carregar um documento de identificação oficial para verificar a idade e suspender as restrições.
A empresa confirma que a funcionalidade está a ser lançada nas regiões onde o chatbot já funciona. A activação decorre progressivamente em diferentes países e pode não estar disponível ao mesmo tempo, refere a empresa.


