A medida é uma resposta às dificuldades que vinham sendo registadas a nível da geolocalização, tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Ao Portal de T.I, o Director de Marketing da HEETCH em Angola, Sandro Briffe, explicou que a causa dos constrangimentos na geolocalização devia-se à indevida sinalização dos mapas do sistema iOS para o contexto angolano, uma situação que, aliada ao pouco desenvolvimento da toponímia da capital angolana, resultava em muitas referências inexistentes.
“O que nós fizemos foi integrar, no próprio iOS, o Google Maps. Agora quem usa o nosso aplicativo no iOS também tem disponível o mapa do Google, que é muito mais actualizado para o nosso contexto e que possui todas as referências. É só actualizar o aplicativo para aceder à nova funcionalidade”, anunciou o Director de Marketing da HEETCH.
Sandro Briffe, que falava nesta segunda-feira (6) à margem da celebração do “Dia do Motorista HEETCH” (D-DAY HEETCH), abordou a possibilidade da empresa poder criar mapas próprios para a mobilidade, destacando que os desafios referentes à toponímia e, consequentemente, à localização em Luanda constituem uma oportunidade para as startups, que podem olhar para essas lacunas como inspiração para desenvolver soluções efectivas ao problema.
“Esperamos que muitos desenvolvedores de software consigam se inspirar e preencher essa lacuna. Não temos que ser nós (empresas de transporte por aplicativo) a fazer tudo, não podemos perder o nosso foco. O que podemos fazer é absorver as soluções criadas pelas startups e procurar integrá-las à nossa plataforma”, acrescentou.
Com mais de 4 mil motoristas cadastrados a operarem por mês, a empresa de origem francesa está focada em solidificar a sua presença em Luanda ao mesmo tempo em que se mantém atenta às necessidades das outras províncias e países. Entretanto, de acordo com o Director Geral da HEETCH, Alvaro de Veciana, avançar para outros mercados, tanto internos quanto externos dependerá de uma avaliação baseada na procura e na oferta.
O D-DAY HEETCH é um evento de confraternização realizado anualmente pela empresa em todos os países em que opera, em gesto de reconhecimento do trabalho dos profissionais do volante. Neste dia, os motoristas e outros membros da empresa juntam-se para, mais do que confraternizar, analisarem questões pontuais sobre o trabalho, testemunhos sobre a experiência dos motoristas na empresa, entre outros tópicos.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!