Começou hoje, no Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia (ISPTEC), a 7ª edição do concurso Universitário Angolano de Programação (AOCPC 2023), com 46 equipas compostas por estudantes universitários de diferentes regiões académicas do país.
O evento, que conta a parceria do Portal de T.I, tem como objectivo promover a criatividade, os novos talentos, o trabalho em equipa e a inovação na construção de novos programas de softwares e permitir que os estudantes angolanos testem as suas capacidades.
Falando na sessão de abertura do evento, o presidente do ISPTEC, João Manuel, reiterou a importância do concurso face a crescente dependência das infra-estruturas e empresas nas tecnologias de informação. Neste quadro, o responsável incentivou os players do sector a contribuírem para o crescimento do número de profissionais programadores no país.
“Incentivamos os demais players da nossa sociedade a contribuírem no crescimento do número destes profissionais. Tal contribuição permitirá a redução da dependência destas especialidades do exterior e ser-nos-á útil na defesa do nosso património informático,” afirmou, acrescentando que com a abertura da Escola 42, a participação de Angola no concurso internacional de programação será mais exitosa.
Créditos: Benilson FIlipe
As três melhores equipas desta edição vão representar o país no concurso regional do campeonato de programação de África e Médio Oriente. De acordo com o presidente do ISPTEC, a participação dos estudantes angolanos neste concurso é de “suma importância nacional, dada a dinâmica com que as tecnologias de informação têm estado a influenciar as nossas vidas”.
João Manuel destacou ainda que a necessidade do treinamento de programadores é cada vez mais urgente e recomendou, por isso, rigor, disciplina e bom ânimo aos participantes desta 7ª edição do concurso Universitário Angolano de Programação (AOCPC 2023), que decorre de 21 a 22 de Setembro.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!