1,3K
Angola e África do Sul rubricaram hoje, em Pretória, um memorando de entendimento com vista a exploração conjunta de satélites de telecomunicações, com destaque para o Angosat-2, e a troca de experiência sobre dados e imagens de satélites de observação da Terra.
O memorando firmado entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e a Agência Espacial Nacional Sul-Africana (SANSA) prevê também o desenvolvimento de soluções espaciais aplicadas, a promoção de programas de formação e capacitação técnica de recursos humanos e o fomento de iniciativas industriais e startups ligadas ao sector espacial.
Em comunicado dirigido à nossa redacção, o GGPEN destaca o acordo como “um passo estratégico na consolidação da parceria entre Angola e a África do Sul no domínio da ciência, tecnologia e aplicações espaciais, com foco na partilha de conhecimentos, transferência de tecnologia, formação de quadros e desenvolvimento conjunto de projectos espaciais”.
Assinou pela República de Angola o director geral do GGPEN, Zolana João, e pela África do Sul o CEO da SANSA, Humbulani Mudau. O momento foi testemunhado pelo director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, Matias Borges, e do lado sul-africano, o responsável pelo departamento de Ciência e Tecnologia Espacial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Itumeleng Mokoloi.