191
O Ministério da Saúde (MINSA) e a multinacional chinesa de tecnologia médica MicroPort firmaram, no último sábado (22), um acordo para aquisição de robôs que serão implementados progressivamente em hospitais de nível terciário, com infra-estruturas preparadas para acomodar esta tecnologia de alta complexidade voltada à cirurgia robótica.
A parceria foi estabelecida em Orlando, Florida – EUA, durante a Reunião Anual de Cirurgia Robótica, da qual participou uma delegação do MINSA, liderada pela ministra da Saúde Silvia Lutucuta, de 20 a 23 deste mês.
Além da compra de robôs dedicados à cirurgia robótica, a parceria prevê também a manutenção dos equipamentos, formação de equipas médicas de enfermagem, engenheiros electromédicos e outros técnicos.
Em comunicado, o MINSA refere que com a implementação da cirurgia robótica, o país verá melhorada a assistência cirúrgica em várias especialidades com realce para a Oncologia.
Com sede em Xangai, China, a MicroPort é uma desenvolvedora e fabricante de tecnologia médica que projecta e produz, principalmente, dispositivos médicos para áreas como cardiologia, radiologia intervencionista, ortopedia, electro-fisiologia e tratamento cirúrgico.