APD pede explicações à Meta sobre onda de clonagem de contas no WhatsApp

APD pede explicações à Meta sobre onda de clonagem de contas no WhatsApp

A Agência de Protecção de Dados (APD) solicitou esclarecimentos à META, proprietária do WhatsApp, sobre a onda de clonagem de contas no aplicativo em Angola, visando a salvaguarda da privacidade dos dados dos utilizadores angolanos.

Em comunicado, a Agência refere que a Meta confirma a recepção de reclamações de utilizadores angolanos cujas contas foram comprometidas e garante fornecer à APD e aos utilizadores os recursos necessários para lidar com essas preocupações.

No mesmo informe, a empresa liderada por Mark Zuckerberg recomenda as medidas essenciais para garantir a segurança das contas no WhatsApp, tais como: a revisão regular, pelos utilizadores, dos dispositivos associados a sua conta e a não partilha do código de registo ou PIN de verificação de dois passos.

A Meta recomenda também que se os utilizadores receberem e-mails ou mensagens de texto não solicitadas, a pedir a alteração do PIN de verificação de dois passos ou o código de registo de conta do WhatsApp, devem evitar clicar em qualquer link sugerido pelo contactante, porque podem ser tentativas de clonagem da conta.

A empresa aconselha ainda os utilizadores a activar a verificação de dois passos, disponível no aplicativo, e associar um endereço de e-mail ao WhatsApp, para reforçar a segurança e ajudar a reaver a conta caso esqueça o PIN.

Entretanto, a Meta observa que o WhatsApp não consegue desactivar contas em nome dos utilizadores, nem proceder a desactivação remota de outro dispositivo (telemóvel, computador ou tablet associado a conta). De igual modo, refere, o WhatsApp não pode fornecer aos utilizadores informações sobre quem acessou a sua conta ou a hora e o local do acesso. A empresa compromete-se, contudo, a notificar o proprietário se alguém tentar registar uma conta usando o seu número de telemóvel.

A Agência de Protecção de Dados aconselha assim aos utilizadores para, em caso de registo de algum incidente de segurança nas suas contas do WhatsApp, apresentarem queixa aos órgãos de investigação criminal e a comunicarem a Meta através do centro de ajuda disponível no aplicativo.

Ademais, a Agência garante que, enquanto entidade responsável pela fiscalização da protecção dos dados pessoais, continuará a trabalhar com a Meta, para a garantia da privacidade dos utilizadores no WhatsApp.

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