Está aberto o Centro de Ciência de Luanda (CCL), uma infra-estrutura tecnológica que pretende contribuir na elevação da cultura científica da população, em geral, e de crianças e jovens, em particular, por via da popularização do conhecimento científico e tecnológico.
O centro, instalado na antiga fábrica de sabão, na zona do Baleizão, foi inaugurado nesta quarta-feira (20) pelo Presidente da República, João Lourenço, e integra várias salas de exposições, entre as quais o planetário, video mapping, sala de cinema e a casa secular.
O CCL contemplará também as zonas do dinossáurio, o borboletário, laboratórios, biblioteca e uma fábrica de sabão. O centro funcionará sob a superintendência do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Abertura para o público
Durante cinco semanas após a inauguração, algumas instituições convidadas visitarão gratuitamente as exposições do CCL, em grupos de até 30 indivíduos cada. A recepção dos grupos, previamente convidados e agendados, deverá ocorrer durante todo o mês de Janeiro de 2024.
Em Fevereiro de 2024, o CCL iniciará o regime normal de funcionamento, com acesso às exposições e demais atracções mediante a compra de bilhetes.
O Centro de Ciência de Luanda é uma Instituição de divulgação científica, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A instituição tem por missão prosseguir os objectivos da política nacional de ciência, tecnologia e inovação, adoptada pelo governo de Angola, mediante a realização de actividades de divulgação ou popularização do conhecimento científico.