Clientes dos bancos preferem filas em detrimento do uso das tecnologias

Um estudo de mercado desenvolvido pela empresa Mira Research, que entrevistou 954 pessoas, com mais de 20 anos e com contas bancárias, aponta que, grande parte dos clientes dos bancos prefere aderir às longas filas, em vez do uso das tecnologias proporcionadas por estas instituições. 

Segundo a amostra, concluiu-se que nem o forte investimento na inclusão da tecnologia em operações bancárias tem sido capaz de mudar a mentalidade da maior parte dos clientes dos bancos comerciais, que continuam a deslocar-se às agências bancárias, mesmo com a disponibilidade de recursos tecnológicos que possibilitam efectuar as principais movimentações sem sair de casa.

A consultora que estudou o comportamento dos clientes bancários em tempo de pandemia, revelou que 88% das pessoas vão regularmente aos balcões de atendimento, apontando como causa as longas filas nos ATMs (multicaixas) ou mesmo a falta de recursos financeiros nos sistemas electrónicos, num registo de 45% de inquiridos do sexo feminino e 55% do sexo masculino, sendo 32% residentes em Luanda e 68% em outras províncias.

Para a directora-geral da Mira, Filipa Oliveira, “as causas estão na falta de conhecimento de como usar as novas tecnologias bancárias, bem como a desconfiança na fiabilidade, segurança e eficácia destes instrumentos, nomeadamente, o cartão multicaixa e os serviços de internet banking.”

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Apesar de ser um aplicativo novo no mercado em serviços de internet banking, o Multicaixa Express registou um crescimento de 20% de utilizadores.

A par do estudo da Mira Rechearch, 33% dos entrevistados dizem sentir dificuldades no acesso aos balcões. As longas filas quer para o balcão ou um ATM, constitui uma das maiores dores de cabeça para o cidadão angolano.

Mas devido à pandemia da Covid-19 no país, 46% das pessoas usam cada vez menos os cartões, justificando a falta de valores monetários, poupança de dinheiro e outros porque têm preferência em guardar dinheiro em casa.

De forma a facilitar e reduzir as enchentes, o Banco Nacional de Angola (BNA) vem a incentivar a utilização dos meios alternativos, nomeadamente, o cartão multicaixa, bem como as soluções de internet e mobile banking, como opção para a realização de pagamentos de compras e serviços, transferências e consultas de saldos, já que não requerem uma ida presencial ao balcão

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