O inventor angolano Helder Silva está a concorrer ao Prémio Nobel de Física 2023, pela descoberta, há dois anos, de um campo magnético com apenas uma polaridade ao invés dos pólos Norte e Sul.
De acordo com o inventor, que falava à Televisão Pública de Angola nesta quarta-feira (31), a descoberta foi feita por meio de uma injecção de um campo magnético residual que com ele anula o outro pólo. O procedimento, segundo Hélder Silva, pode ajudar a explicar o sentido de orientação dos campos magnéticos, bem como o porquê dos planetas se deslocarem continuamente.
Hélder Silva tem se notabilizado em vários eventos de exposição tecnológica pelo mundo e com os seus projectos tecnológicos já venceu mais de 30 medalhas de ouro.
Alguns dos seus projectos incluem: o “Sistema de Transmissão de Dados das Caixas Negras sem Contacto Físico”, o “Sistema de Sinalização Automóvel”, o “Sistema para a Monitorização da Segunda Função dos Teclados de Computadores para Apoio a Deficientes” e o“ Sistema de Controlo Remoto para Aproveitar Água Quente Residual Produzida pelos Aquecedores”.