Decorreu na manhã desta quarta-feira (30), no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda, a cerimónia de premiação dos vencedores da quinta edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais (CNCJD), um evento que contou com a presença de representantes governamentais de Angola e do Brasil e representantes de instituições do ensino superior.
O evento, que contou com participantes das províncias do Bengo, Luanda e Namibe, pós em disputa quatro categorias, nomeadamente Mirin, Ideia, Protótipo e Inovação.
Créditos: Benilson Filipe
Falando ao Portal de T.I, o Coordenador Nacional do CNCJD, Eng° Gabriel Patrício, fez um balanço positivo desta edição, citando os vários parceiros nacionais e internacionais com os quais o CNCJD pôde contar em termos de formação, capacitação e orientação técnica na área de desenvolvimento de jogos digitais.
De acordo com Gabriel Patrício, já há em Angola uma indústria e uma comunidade sólida de jogos digitais, a qual já está integrada com a comunidade de jogos digitais do Brasil e procura agora integrar-se à comunidade de desenvolvimento de jogos digitais de África.
Por outro lado, o responsável estimou para breve o surgimento de jogos da classe “play-to-earn” (jogar para ganhar) no país, uma modalidade de jogos geralmente baseados em blockchain e que se caracteriza por compensar os jogadores à medida que estes superam os desafios. Um dos maiores nomes desta classe é o jogo Axie Infinity, baseado na blockchain Ethereum.
Eng° Gabriel Patrício, Coordenador Nacional do CNCJD – Créditos: Benilson Filipe
A primeira categoria desta quinta edição foi ganha pelo projecto Sítio dos Pequeninos, da província do Namibe; a segunda foi ganha pelo projecto “Run Angola”, da província do Namibe; a terceira foi ganha pelo projecto Perdido na Cidade, da província de Luanda; a quarta foi ganha pelo projecto Utchali, da província do Namibe.
Para a sexta edição, programada para os dias 29, 30 e 31 de Março de 2023, prevê-se o lançamento do catálogo de jogos digitais produzidos em Angola e também o lançamento do primeiro jogo digital internacional, um projecto resultante da cooperação entre profissionais angolanos e brasileiros e que, segundo Gabriel Patrício, vai refletir a identidade cultural dos dois povos.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!