Conversas 4.0: Veículos eléctricos e futuro da mobilidade urbana

Decorreu, na manhã de terça-feira (16), o habitual debate no programa conversas 4.0 que, trouxe para abordagem do tema, convidados como António Pinto, representante da NCR Angola, Abdul Santos, Engenheiro de Telecomunicações, Emerson Paim, CEO do KUBINGA e Luís Moita, Engenheiro Electrónico.

O debate que esteve sob moderação de Edilson Almeida e que mereceu a atenção do Portal de T.I, serviu para se analisarem questões a volta da inserção da revolução digital, com destaque aos veículos electrónicos e seu impacto a volta da mobilidade urbana, uma vez que esta tendência da massificação das grandes cidades, está cada vez mais acentuada.

Em nota introdutória, Edilson Almeida fez saber que a crescente massificação das grandes cidades, significa que há um certo desvio para a mobilidade sustentável, isso graças a revolução digital e as ferramentas como o Big Data e os conceitos da partilha de carros, que são vitais para criar cidades inteligentes, com sistemas de mobilidade de auto-rendimento.

A questão crucial do debate centrou-se no interesse em saber sobre o futuro da mobilidade urbana, face a revolução digital que, é reflectida com a inserção de carros eléctricos.

Abdul Santos começou por apresentar que não é possível falar de automação eléctrica sem se falar da industrialização que, acaba por ser a necessidade primária, por que permite a empregabilidade e consequentemente a mobilidade das pessoas, da zona rural para urbana. Primeiro: indústria, segundo: indústria automóvel, terceiro, sector da indústria automóvel

Na sua intervenção, António Pinto admitiu que África subsariana não está pronta para os carros electrónicos, devendo-se à grandes falhas de energia e debilidade nas infraestruturas rodoviárias, e reconhece que numa altura como esta, Angola não teria vantagem na utilização de carros eléctricos devendo-se a condição de estradas debilitadas no país.

Na sua intervenção, Emerson prima novamente na tecla “a falta de infraestruturas de base”, com condicionante para a inserção dos veículos electrónicos que, dependem maioritariamente de energia eléctrica. “Para se trazer veículos electrónicos em Angola, há que se criar o ecossistema próprio para tal, de formas a garantir a constante manutenção destes veículos”, disse.

Abdul Paim foca a sua intervenção na questão na melhoria do saneamento básico, para permitir a livre circulação de carros e consequentemente permitir a saúde das populações residentes nestas zonas, para além de admitir que com a inserção desta nova tecnologia, o índice de empregabilidade também aumenta. “Não há dúvidas de que automóvel emprega muito mais que o comboio”, disse.

Já Luís Moita, falou do panorama actual do mercado de veículos eléctricos no mundo, admitindo que está em franca expansão. O especialista trouxe dados que revelam que, a China impôs que os fabricantes garantissem que a quota do mercado dos veículos eléctricos fosse a 10% em 2019, crescesse em 2020, para 2% e 20% até 2025. “Prevê-se que até 2030 o crescimento seja exponencial, a ponto de no mercado vender-se cerca de 43.000.000 de veículos por ano, para que em 2030, se pensa que a nível mundial já se pode produzir cerca 250.000.000 de veículos”, disse. Com estes dados, admitiu, a previsão de crescimento de venda de veículos é enorme, sendo que, actualmente as grandes marcas já estão a investir nos veículos eléctricos.

Apesar de ocuparem 10% da superfície terrestre, as cidades consomem 70% da energia mundial e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 52% da população mundial morava em cidade, até ao ano de 2019. Existe ainda cidades que excedem ao número de 1 milhão de habitantes.

Em remate final, Luís Moita falou que, “a caminha para os veículos eléctricos vai acontecer, é irreversível. É nós temos que obrigatoriamente mudar”.

O programa Conversa 4.0 acontece todas as Terças-Feiras, na LAC (Luanda Antena Comercial), das 10 às 11horas, sob moderação de Edilson Almeida, e tem uma extensão em LIVE, que é transmitido no período nocturno, na página do Facebook do Tech 21 Africa.

 
 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

 

Partilhar artigo:

Dominio
NetspaceBanner

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media