A informação foi avançada pelo administrador executivo da empresa, Pedro de Abreu, que revelou que lançamento oficial do Kwik, um novo serviço de transferências e pagamentos instantâneos, deverá ocorrer nesta quinta-feira (20), durante a 38ª edição da Feira Internacional de Luanda.
Em entrevista ao Portal de T.I, o responsável referiu que o Kwik é um sistema de interoperabilidade que permitirá aos prestadores de serviços de pagamento móveis fazer transferências entre si a partir de uma única plataforma.
O responsável assegurou que o novo instrumento servirá para promover a inclusão financeira da população não bancarizada, acrescentando que, após o lançamento, será prontamente disponibilizado em vários canais de pagamentos móveis, como o Unitel Money, por exemplo.
No final de 2022, o vice-governador do Banco Nacional de Angola, Rui Miguêns, relatou o desenvolvimento do novo sistema, garantindo que permitirá os utilizadores aceder aos serviços financeiros de forma simples, barata e segura.
Na altura, Rui Miguêns referiu que os pagamentos móveis contribuem para o aumento do rendimento e redução da pobreza em vários países de África.
Neste sentido, o novo instrumento surge para impulsionar o aumento de renda em Angola. “O Kwik oferece maior facilidade, comodidade e rapidez nos pagamentos e transferências de dinheiro e contribuir para agilizar a economia nacional”, pode ler-se na discrição do serviço.