Especialistas apontam soluções para a superação da escassez de técnicos em cibersegurança no país

Ciberseguranca-Especialistas-apontam-solucoes-para-a-superacao-da-escassez-de-tecnicos-em-ciberseguranca-em-Angola

Abordando a problemática da escassez de técnicos em cibersegurança no mercado angolano, no primeiro dia do Cibersecur Summit 2022, os prelectores do painel sobre “Estratégias Para Lidar com a Escassez de Talentos por meio de Treinamento, Diversificação e Construção de uma Cultura de Segurança Cibernética em sua Organização”, moderado por Joaquim Cassicato, foram unânimes em admitir a real existência do problema no país, tendo apresentado a cultura da auto-capacitação técnica e a adopção e implementação de políticas de segurança dentro das organizações, como algumas das soluções que podem ser adoptadas para superar o actual défice.

Os especialistas observaram, no entanto, que no caso da formação, esta deve estar acompanhada de outros elementos que a tornem eficaz, nomeadamente a orientação dos quadros recém-formados e a inclusão dos mesmos em ambientes de produção, para melhor compreensão do que se aprende na academia.

Na perspectiva do consultor de Segurança da Informação e Transformação Digital, Varela da Silva, a formação é, de facto uma das principais soluções para responder à escassez, entretanto orientar o processo formativo é igualmente importante para se atingir a meta.

“A grande resposta seria a formação, a formação em cyber. Mas, muito mais do que isso é orientar, orientar o que se fazer dentro das formações. Saber que tipo de negócio vamos defender e o quê que estamos a defender”, disse, acrescentando que a nível das empresas, é também fundamental que as mesmas olhem para o que é necessário no seu âmbito, pois, saliente, não há a necessidade de se querer um grande firewall quando o negócio em si não rende tanto. “É primeiro olhar para aquilo que se quer como âmbito da própria empresa, é um caminho que se faz com o tempo”.

Especialistas-apontam-solucoes-para-a-superacao-da-escassez-de-tecnicos-em-ciberseguranca-no-pais

Créditos: Kinfumu Gaspar

Por sua vez, o especialista em cibersegurança, Joel Agostinho, realçou a importância do investimento no capital humano, para atender a essa escassez. Pois, de acordo com o mesmo,”podemos ter todas as plataformas de cibersegurança do mundo, mas enquanto não investirmos em capital humano, para as pessoas capazes de gerir essas plataformas, vamos sempre olhar para essa situação como um avesso”.

Já para o director-geral da Etic, Felipe Retke, a questão é mais abrangente e envolve todo o sector tecnológico nacional, o que, na sua opinião, deve-se à falta de fundamento da formação.

“Eu acredito que nós temos um défice significativo na qualidade dos profissionais que têm actuado no âmbito da tecnologia e isso, na minha opinião, tem muita relação com a falta de fundamentos da formação. Há 10-15, tínhamos pouca quantidade e pouca qualidade de profissionais, hoje temos muita quantidade de profissionais, mas observamos que muitas vezes falta uma orientação para esses profissionais, para que consigam ter maior qualidade”, afirmou.

O Cybersecur Summit é um evento que visa promover a abordagem crítica sobre segurança cibernética e partilhar conhecimento sobre perícia digital, segurança cibernética e sobre os crimes informáticos à luz do novo código penal angolano. Esta segunda edição do evento teve início nesta terça-feira (8), em Luanda, e contará com mais de 20 oradores e diversos expositores nacionais e estrangeiros ao longo dos dois dias programados para este que é já o maior evento de cibersegurança em Angola.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media