O auditório do Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), foi palco para abertura da 12ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do ITEL-FITITEL 2021, sob o lema “Os Desafios da Inclusão Tecnológica em Tempos de Pandemia”.
No acto de abertura, que contou com a prelecção do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, destacou-se os objectivos da realização desta feira que, de modo amplo, enquadra-se no âmbito das celebrações do dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que se assinala a 17 de Maio. Fez saber o Ministro que, “o lema da feira enfatiza o papel fundamental das telecomunicações e tecnologias de informação, na construção da resiliência social, bem como para auxiliar a salvar vidas e sustentar economias.
Já o Director Geral do ITEL, André Pedro, frisou que o FITITEL visa aproximar as empresas do sector das Telecomunicações Tecnologias de Informação ao sector da educação, com destaque ao do ensino técnico profissional.
O acto também contou com uma mesa redonda onde se destacou a importância da transformação digital em tempos desafiadores, com foco nos processos que impulsionam a sua aceleração, contando com a participação e interação de prelectores como: Ângelo Gama, PCA da Angola Cables; Matias Borges, Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação; Filipe Diatezua, Engenheiro, Docente e Investigator; e Meick Afonso, Director Geral do Infosi.
Foram mais de 26 exposições, dividas entre projectos de Multimédia, Informática, Eletrónica e do Departamento de TI do ITEL.
A exposição que ficou à disposição do público, contou com projectos como: Sistema de Recolha e Monitoramento e Ponto de Recolha de Encomenda; Safe Bag Tracer; Microscópio Virtual; Alfa Mat ( Jogo Educativo para o aprendizado da criança); Aplicativo de Realidade Aumentada (para o ensino de misturas químicas); Sistema de Venda com controle de Stock e Facturação; Estufa Agrícola; Resolução de Algoritmos em fluxograma; Sistema de Gestão de Vendas com Geração de Facturas Digitais; Sistema de Gestão do ITEL, Sistema de Acesso para Parque de Estacionamento com Pagamento em Papel; ITEL Digital Bank, entre outros.
Para o estudante Dumilde António, um dos expositores, em representação ao Quiosque Digital denominado “Kimbu Kuia”, um projecto que visa melhorar as tecnologias de informação e comunicação nas zonas rurais, admitiu que o ITEL tem apoiado os estudantes no desenvolvimento de projectos, através de treinamentos, mentoria e fornecimento de material para a consolidação destes.
A Feira Tecnológica do ITEL (FITITEL), acontece anualmente, com vista a apresentação de projectos a nível das TIC, desenvolvidos pelos estudantes da referida instituição. Era habitualmente realizada em Dezembro e, este ano, fruto da pandemia, está a decorrer de 17 a 19 do corrente mês, em virtude do vigente calendário académico.