Os Estados Unidos da Ámerica (EUA) e a União Europeia (UE) assinaram na passada quinta-feira (5) um acordo de colaboração na área de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia 6G e partilha de conhecimentos sobre a próxima geração de telefonia móvel.
Construído no âmbito do Conselho do Comércio e Tecnologia EUA-UE, o termo de cooperação prevê o estabelecimento de directrizes comuns para diversos assuntos, incluindo destinação de espectro.
De acordo com o documento assinado, as duas partes devem se esforçar para alcançar um padrão global comum para o 6G sob o modelo 3GPP.
O documento ressalta que é necessária uma maior cooperação para identificar oportunidades de espectro que as redes 6G possam usar para trabalhar em direcção a uma harmonização do espectro 6G, quando viável.
Para o desenvolvimento da sexta geração móvel, os EUA e a UE querem ir além da banda larga móvel. O texto diz que os EUA e a UE devem explorar oportunidades em assuntos como Internet das Coisas (IoT) para a indústria de automação e transporte, media e entretenimento, segurança pública, cidades inteligentes, soluções tecnológicas para saúde e agricultura.
O documento realça que a colaboração não é apenas desejável, mas essencial, uma vez que esta pode acelerar o desenvolvimento e a implantação da próxima tecnologia móvel com base em princípios e valores de partilha.