A 14ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL) encerrou hoje, 8 de Setembro, o seu segundo dia numa edição que conta com a participação de 10 startups e a apresentação de 40 projectos tecnológicos desenvolvidos por actuais e antigos estudantes do ITEL.
O evento foi aberto nesta quinta-feira (7) pelo secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, que na ocasião destacou a importância da feira, sublinhando que “a FITITEL não é uma mera feira de exposição de projectos, mas um sinal bastante significativo da nossa determinação em relação a formação e a inovação tecnológica”.
Na manhã desta sexta-feira (8) o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, visitou a feira e interagiu com os vários expositores, realçando o potencial transformador dos projectos tecnológicos expostos na FITITEL para a sociedade.
Em declarações à imprensa, Mário Oliveira apelou aos empresários e à indústria a apoiarem as iniciativas dos jovens estudantes de modo a torná-las úteis à sociedade.
“A ciência está aqui e os nossos jovens estão a produzir. Agora compete aos empresários e à indústria para connosco trabalharem na perspectiva de transformarmos estas iniciativas em algo útil para a sociedade”, apelou.
A 14ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações decorre de 7 a 9 de Setembro sob o lema “Inovação Tecnológica ao Serviço da Segurança Rodoviária”. O evento é anualmente realizado pelo Instituto de Telecomunicações com o apoio do MINTTICS e visa mostrar as valências e competências que os estudantes adquiriram ao longo dos quatro anos de formação.