O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) deu início, nesta segunda-feira (5), ao curso teórico-prático de comunicação via satélite, na vertente de procedimentos e técnicas de instalação e manutenção de antenas VSAT. O curso abrange 15 representantes de instituições do ensino superior a nível nacional, incluindo membros das Forças Armadas Angolanas.
A formação enquadra-se no âmbito das actividades do ANGOTIC 2023 e visa capacitar os participantes sobre as técnicas e procedimentos utilizados nas comunicações via satélite, harmonizando os conteúdos teóricos e práticos. Com duração de uma semana, a formação vai debruçar-se sobre as temáticas ligadas aos princípios fundamentais das comunicações via satélite, topologias de rede, tipos de acesso, bandas de frequências, a cadeia completa de componentes RF, ruído e interferência, aulas laboratoriais e de campo.
Créditos: D.R
A finalidade do curso, segundo o GGPEN, é “levar os formandos a um entendimento sólido dos fenómenos por trás deste tipo de comunicação para que possam reproduzi-los nas suas instituições de origem”.
O curso teórico-prático de comunicação via satélite do GGPEN é uma resposta à procura de quadros nacionais neste sector, realidade intensificada pelo início da comercialização das capacidades do Angosat-2, onde empresas nacionais do sector das telecomunicações, buscam pelas capacidades do satélite angolano para modernizar e expandir as suas redes de prestação de serviços.