Google expande NotebookLM integrado ao Gemini Pro

Google Bard passa a chamar-se Gemini e Angola junta-se à lista de países que suportam o chatbot

A Google anunciou recentemente a expansão do NotebookLM, o seu aplicativo de anotações que usa o Gemini Pro para entregar recursos extra como resumir documentos e responder perguntas.

Uma das principais actualizações do bloco de notas é o noteboard, um painel intuitivo que aparece acima da caixa de chat que apresenta uma interface em forma de grelha com cartões. Além disso, agora é possível seleccionar várias anotações e solicitar ao NotebookLM que as resuma, combine ou crie diferentes formatos, como guias de estudo, roteiros e até mesmo rascunhos de planos de marketing.

A ferramenta pode também sugerir acções com base no que o utilizador faz no momento. Por exemplo, se seleccionar uma passagem enquanto lê um artigo, o NotebookLM se oferecerá automaticamente para resumir o texto seleccionado em uma nova nota ou ajudar a entender o conteúdo do texto.

Sobre o NotebookLM

O NotebookLM é um produto da Google Labs, projectado para utilizar o poder e a promessa dos modelos de linguagem combinados com o seu conteúdo existente para obter insights críticos com mais rapidez. Pense nele como um assistente de pesquisa virtual que pode resumir factos, explicar ideias complexas e debater novas conexões – tudo com base nas fontes que o utilizador selecionar.

A ferramenta é a resposta da Google aos desafio moderno enfrentado por estudantes, professores, outros profissionais e qualquer pessoa que procure extrair valor do vasto universo digital.

“Sabemos que as pessoas estão a lutar com o rápido crescimento da informação – ela está em toda a parte e é esmagadora. Conforme conversamos com estudantes, professores e profissionais do conhecimento, um dos maiores desafios é sintetizar factos e ideias de múltiplas fontes. Muitas vezes você tem as fontes que deseja, mas é demorado fazer as conexões”, refere a empresa.

A Google observa, no entanto, que o NotebookLM diferencia-se de outras ferramentas movidas por IA, visto que, destaca, o bloco de notas permite “fundamentar” o modelo de linguagem nas notas e fontes do utilizador.

“Uma diferença importante entre o NotebookLM e os chatbots de IA tradicionais é que o NotebookLM permite “fundamentar” o modelo de linguagem nas suas notas e fontes. O aterramento na fonte cria efectivamente uma IA personalizada que é versada nas informações relevantes para você”, salienta.

Após entrar em fase de testes na sua versão beta em Maio último, período em foi lançado, o aplicativo encontra-se agora disponível para utilizadores nos Estados Unidos com pelo menos 18 anos de idade. Ainda não há informações sobre quando e em que mercados o NotebookLM passará a estar disponível após esta nova actualização.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media