311
O Google Chrome vai passar a alterar automaticamente as senhas consideradas fracas ou comprometidas, para reforçar a segurança digital dos utilizadores. A informação foi confirmada pela Google e enquadra-se no âmbito das novas medidas de protecção contra ameaças cibernéticas.
De acordo com a empresa, a funcionalidade será activada para os utilizadores que têm o Gestor de Palavras-Passe da Google activado no navegador. A ferramenta irá detectar senhas vulneráveis como aquelas que são demasiado simples, repetidas ou já expostas em vazamentos de dados e oferecerá a possibilidade de substituição automática por senhas mais seguras, geradas pelo próprio sistema.
A Google assegura que todas as senhas geradas e armazenadas serão protegidas com criptografia de ponta-a-ponta e sincronizadas de forma segura entre os dispositivos associados à conta Google do utilizador.
O lançamento da funcionalidade será feito de forma faseada, e estará disponível tanto para computadores como para dispositivos móveis com sistema Android ou iOS. Os utilizadores poderão verificar e gerir as suas palavras-passe através do portal passwords.google.com.
Segundo o Relatório de Segurança Digital da Google 2024, 1,5% dos logins monitorados no último ano foram identificados como comprometidos por meio da funcionalidade de verificação de segurança do Chrome. Este novo passo vem reforçar o compromisso da empresa com a protecção de dados dos seus utilizadores.

