Governo de Cabo Verde planeia digitalizar 80% de serviços públicos até 2030

O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, reafirmou a intenção do seu governo em trabalhar para transformar o seu país em uma nação digital, estando agora em carteira um plano que visa a digitalização de mais de 80% dos serviços públicos, a ser completamente atingido em um prazo de oito anos.

“Até 2026 nós queremos ter 60% dos serviços governamentais colocados à disposição dos cidadãos digitalmente e até 2030 termos valores acima dos 80%”, disse o vice-primeiro-ministro, que falava durante a abertura de um workshop sobre os “Desafios da Transformação Digital no Sector de Pagamentos” em Cabo Verde, realizado na cidade da Praia.

O também ministro da Economia Digital de Cabo Verde, explicou que o objectivo é fazer a tecnologia estar ao serviço das pessoas e não o contrário, tendo dado ênfase à partilha de dados entre os ministérios e instituições, administração digital, inovação, centralização, interoperabilidade, inclusão digital e governança digital como outros pontos a serem alcançados com o plano estratégico da digitalização do serviços.

Com relação à segurança cibernética, Olavo Correia considera não ser um impedimento, contudo, apontou a criação de uma zona especial para o sector, a criação de um quadro legal, e investimento nas infra-estruturas como o caminho a seguir para tornar real a ideia de uma nação cabo-verdiana digital.

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