O Wall Street Journal publicou nesta segunda-feira (02) um relatório que dá conta que as redes sociais Facebook e Instagram, da Meta, poderão oferecer uma opcção paga sem anúncios para usuários na Europa, que terá uma taxa mensal de dez euros para desktop e treze euros para dispositivos móveis.
A empresa propôs aos reguladores europeus uma assinatura mensal que fornecerá uma experiência sem anúncios nas plataformas. Os usuários que não desejarem pagar a assinatura ainda poderão usar os aplicativos gratuitamente, mas concordarão em serem servidos com anúncios personalizados. Os reguladores na Europa exigiram que serviços e plataformas busquem o consentimento do usuário antes de colectar dados para personalizar anúncios e dar a eles a opção de desactivar.
De acordo com Wall Street Journal, os planos denominados como SNA (Subscription No Ads), foram partilhados com os reguladores de privacidade da UE para suas contribuições. Dependendo do feedback dessas autoridades regulatórias, a Meta deverá lançar esses planos nos próximos meses para usuários na Europa.
A decisão ficaria com os usuários – pagar para usar o Instagram e o Facebook sem anúncios ou usar as plataformas de forma gratuita, mas ter sua actividade rastreada para poder receber anúncios personalizados. Para usuários que não querem pagar e não querem se desfazer de seus dados, a escolha mais inteligente seria desactivar sua conta do Facebook ou explorar plataformas alternativas.
É improvável que esses planos estejam disponíveis em outras regiões, como os EUA, por exemplo, uma vez que, a proposta da Meta é lançada especificamente para contornar as exigências centradas na privacidade dos reguladores da UE.
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