A BitKeep, uma das principais carteiras de criptomoedas multicadeia descentralizada da Ásia, confirmou ter sofrido um ataque cibernético nesta terça-feira (18), que resultou na perda de cerca de 1 milhão de dólares norte-americano. De acordo com a plataforma, a exploração ocorreu na BNB Chain, pertencente à Binance, mas os técnicos conseguiram contê-la à tempo, evitando que mais fundos fossem extraídos ilegalmente da plataforma.
🧵1/4 🚨About the #BitKeep Swap hacking incident and its solution:
— BitKeep Wallet (@BitKeepOS) October 17, 2022
Dear BitKeep Swap user, BitKeep Swap was hacked, and our development team has managed to contain the emergency. The hacker has been stopped. The attack happened on BNB Chain, causing a loss of about $1 million.
Em comunicado, a BitKeep garantiu que vai devolver todo o dinheiro dos clientes afectados pelo incidente, tendo criado para isso um plano de reembolso que prevê a devolução dos fundos. A plataforma informou também que pretende entrar em contacto com os responsáveis pelo ataque, de modo a apresentar-lhes uma proposta para a devolução dos fundos extraídos e, caso assim procedam, recompensar-lhes pela cooperação.
“Incentivaremos as pessoas para que elas possam ajudar a identificar os hackers e recuperar os activos roubados. Em relação aos hackers, pedimos que entre em contacto connosco. Você será altamente recompensado. Agradecemos antecipadamente”, comunicou a plataforma.
Este é mais um ataque a ser incluído à saga “hacktober” (hacktubro), denominação que está a ser utilizada para referir-se às várias explorações ocorridas neste mês. Dados preliminares da Chainalysis indicam que, desde o início do mês, 718 milhões de dólares foram roubados em decorrência de 11 ataques diferentes contra plataformas de finanças descentralizadas (DeFi).
O hacktober começou oficialmente com o ataque à correctora descentralizada de cadeia cruzada Transit Swap, que perdeu cerca de 23 milhões de dólares em criptomoedas no dia 2 de Outubro. Contudo, a correctora recuperou maior parte dos fundos após negociar com os hackers. Mais recentemente, plataformas como TempleDAO, Mango Markets e QANplatform também foram vítimas de explorações por hackers, perdendo 2,34 milhões, 100 milhões e 1 milhão de dólares norte-americano, respectivamente.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!