Uma delegação chefiada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, esteve na última semana nas províncias da Huíla e Namibe, para proceder à apresentação pública do ANGOTIC (formas de acesso e participação, programa e expectativas) à comunidade empresarial, empreendedores, especialistas, docentes, investigadores e estudantes.
Em nota enviada ao Portal de T.I, o MINTTICS afirma que a deslocação àquelas províncias o enquadra-se no âmbito do programa de visibilidade e promoção do ANGOTIC 2025, que se realiza em Luanda nos dias 12, 13 e 14 de Junho, no Centro de Convenções de Talatona, sob o lema “50 anos a comunicar, a conectar e a desenvolver Angola”.
Em função do nível de participação, interacção e expectativas dos participantes nas sessões de apresentação do ANGOTIC nas duas províncias, o MINTTICS espera que na presente edição do ANGOTIC, Huíla e Namibe possam estar presentes de forma massiva e impactante, evidenciando todo o seu potencial criativo em termos da oferta de produtos e serviços, fundamentalmente com apoio a tecnologia.
Durante as sessões de apresentação nas duas províncias, Mário Oliveira, além de outras, manifestou total disponibilidade para interagir em torno das questões ligadas a realização do evento. Segundo o ministro, é uma excelente oportunidade para que se possa contribuir para a transformação digital e desenvolvimento tecnológico do País, que certamente irão contribuir para o bem-estar de todos os cidadãos, através da oferta de produtos e serviços de qualidade e de forma regular à preços competitivos.
Há informações de que a 5ª edição do ANGOTIC, que se realiza de 12 a 14 de Junho (quinta a sábado) de 2025, tem a colaboração, apoio e participações já confirmadas de empresas renomadas como a Unitel, Huawei, Deloitte, TIS, MSTelcom, Gabinete de Gestão Espacial Nacional, Fundo das Comunicações e o Instituto Angolano das Comunicações.
Ao nível das confirmações de participação destacam-se ainda, segundo o MINTTICS, o Banco BAI, INAPEM, GUE, INFOSI, bem como diversas empresas nacionais e estrangeiras. Cinco grandes temas serão discutidos em forma de sessões Plenárias e Paralelas, por prelectores e especialistas nacionais e estrangeiros ao longo dos três dias de evento, nomeadamente: Cibersegurança; Inteligência Artificial; DNA Digital; Conectividade e Confiança nas Empresas.
Além das sessões de discussão e reflexão de temas e desafios actuais do sector das TIC em Angola e no mundo, o ANGOTIC 2025, dará a oportunidade às empresas nacionais e estrangeiras, através dos STAND, de expor o seu potencial criativo e inovador com recurso a tecnologia.
Haverá ainda sessões e dinâmicas de formação e capacitação através da oferta de diversos cursos de curta duração, sessões de instrução aos empreendedores através do Centro de Apoio ao Empreendedor, Espaço para Crianças – interacção com a tecnologia, concursos de ideias inovadoras, bem como uma praça de alimentação e um Palco Musical.
Importa referir que a edição 2024, realizado em três dias consecutivos de intenso trabalho e com um movimento de mais de 10 mil participantes; mais de 60 empresas expositoras, cerca de 125 Startups; cerca de 80 prelectores; cobertura mediática dos órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros; participação de ministros das TIC e similares de vários países de África, bem como de diversas entidades nacionais e estrangeiras, foi aberto pelo Presidente da República, João Lourenço.