O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) e a Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas sobre Governança Electrónica Orientada por Políticas (UNU-EGOV, na sigla inglesa), formalizaram nesta quarta-feira (26) a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar a governação digital.
O memorando assinado por Delfina Soares, directora da UNU-EGOV, e Meick Afonso, Director Geral do IMA, em Guimarães, Portugal, impulsionará o desenvolvimento do governo electrónico e lançará esforços conjuntos em pesquisa, treinamento e transformação do sector público em Angola.
Entres as várias iniciativas a registar nessa parceria, o realce recai para o programa de Desenvolvimento de Capacidades, denominado “Imersão em Governo Digital”, adaptado para os altos funcionários do governo em Angola, com foco na agenda de Transição Digital do país, visando acelerar a transformação institucional e a reforma da prestação de serviços.
O documento assinado entre as duas instituições descreve as áreas de cooperação, nomeadamente, pesquisa relevante para políticas, desenvolvimento de capacidade, serviços de consultoria técnica e troca de conhecimento e melhores práticas.
A visita a ser efectuada em dois dias pela equipa de trabalho do IMA inclui sessões de trabalho sobre os projectos em curso do IMA, um workshop temático sobre Governança Electrónica, Regulação e Políticas Públicas, bem como uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Guimarães para conhecer a experiência de inovação digital da cidade.
Para a UNU-EGOV, esta parceria marca o início de um compromisso de longo prazo para apoiar a jornada de Angola em direcção à um sector público mais eficiente, transparente e centrado no cidadão, alinhado com os objectivos de desenvolvimento sustentável.