114
Realiza-se hoje, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, a primeira cirurgia robótica em Angola, submetida a um paciente com cancro da próstata.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que referiu que o procedimento cirúrgico será conduzido por médicos estrangeiros e nacionais.
Segundo a ministra, citada pelo Jornal de Angola, o primeiro robô cirúrgico, colocado à disposição do Serviço Nacional de Saúde, para a realização das primeiras cirurgias robóticas de cancro da próstata no país, foi instalado há dias em Luanda.
Sílvia Lutucuta considera que a implementação deste robô no Serviço Nacional de Saúde representa um avanço significativo na medicina no país, por permitir a realização de cirurgias mais precisas e menos invasivas.
“Há uma grande aposta por parte do governo no sector social e a saúde não é excepção. Trazer tecnologia de ponta no domínio da saúde no país é sempre um desafio”, comentou.
A ministra acredita que o início da cirurgia robótica, minimamente invasiva, vai reduzir o tempo de internamento, dar maior precisão e permitir o diagnóstico precoce de doenças como o cancro da próstata.
Recorde-se que o Ministério da Saúde e a multinacional chinesa de tecnologia médica MicroPort firmaram, em Junho último, um acordo para aquisição de robôs que serão implementados progressivamente em hospitais de nível terciário, com infra-estruturas preparadas para acomodar esta tecnologia.