452
Duas salas de informática e seis pontos de acesso gratuito à Internet foram inaugurados na passada sexta-feira (25), em Menongue, província do Cubango, no âmbito dos programas Ngola Digital e Angola Online conduzidos pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI).
As novas salas de informática foram instaladas na Escola de Magistério Mwene Vunonge e no Instituto Politécnico de Administração e Gestão (IPAG), com um total de 40 computadores, sendo 20 em cada sala, todas equipadas com Internet, sistemas de climatização e projectores, avança o INFOSI em nota enviada à nossa redacção.
Os pontos de Internet encontram-se distribuídos pela Escola de Magistério Mwene Vunonge, Escola ADPP, Missombo, Instituto IPAG, Rotunda Mwene Vunonge, Complexo Escolar do Bairro Popular, Largo do Governo Provincial e Estação dos Caminhos-de-Ferro do Missombo.
A cerimónia foi presidida pela vice-governadora do Cubango para o Sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, e pelo director geral do INFOSI, André Pedro, em representação do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.
Na ocasião, a Helena Chimena destacou que a inclusão digital é uma oportunidade para todos e reforçou o compromisso do governo provincial com a expansão das tecnologias de informação.
“A era digital é um facto. Este projecto permite que qualquer cidadão se conecte ao mundo e tenha acesso a ferramentas que potenciem o seu desenvolvimento intelectual e económico, afirmou.
A vice-governadora realçou ainda que os laboratórios não se destinam apenas aos estudantes, mas também à comunidade em geral, permitindo a realização de pesquisas, criação de websites e outras iniciativas que possam servir de base para futuros empreendimentos.



