A Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) passa agora a estar presente também no metaverso. O anúncio foi feito durante a 90ª Assembleia Geral da INTERPOL, realizada de 18 a 21 de Outubro em Nova Délhi, Índia, à qual Angola participou por meio de uma delegação chefiada pelo secretário de Estado do Interior, José da Silva, em representação do ministro do Interior, Eugénio Laborinho.
De acordo com o secretário-geral da organização, Jürgen Stock, as questões que o metaverso suscita são as mesmas que motivam a existência da INTERPOL, apesar do conceito a volta desta tecnologia imersiva.
“Para muitos, o metaverso parece anunciar um futuro abstracto. Mas, as questões que ele levanta são aquelas que sempre motivaram a INTERPOL. Ou seja, apoiar os nossos países membros a combater o crime e tornar o mundo, virtual ou não, mais seguro para aqueles que o habitam. Podemos estar a entrar em um novo mundo, mas o nosso compromisso permanece o mesmo”, disse.
Créditos: INTERPOL
Trata-se do primeiro metaverso criado para a aplicação da lei em todo o mundo e vai permitir que os utilizadores visitem, sem limites físicos, uma versão virtual da sede da Secretaria-Geral da INTERPOL em Lyon, França. Mas não é tudo, pois o espaço estará também dotado de recursos que permitem a interacção dos utilizadores com outros oficiais através de avatares, bem como a realização de cursos imersivos em investigação forense e em outras áreas.
A INTERPOL anunciou também a criação de um “Grupo de Especialistas no Metaverso”, cujo objectivo é levar ao ambiente imersivo as preocupações da aplicação da lei a nível global, garantindo que o novo mundo virtual seja seguro por design.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!