O Executivo vai entregar a reabilitação e expansão das redes de transmissão da Angola Telecom ao consórcio empresarial liderado pela Gemcorp. A informação está expressa no despacho 279/22 assinado pelo Presidente da República, João Lourenço, onde afirma-se que o objectivo é melhorar a disponibilidade das telecomunicações, em busca do crescimento económico para mitigar as assimetrias regionais.
De acordo com o despacho, o contracto, que está sob a responsabilidade do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, custará aos cofres do Estado angolano mais de 188 milhões de dólares e servirá para expandir e modernizar as infra-estruturas e cobertura da banda larga em todo o país, assim como para proporcionar às operadoras do mercado nacional uma cobertura de rede mais robusta e eficiente.
“É autorizada a despesa no valor total de cento e oitenta e oito milhões, oitocentos e cinquenta e sete mil, trezentos e quarenta dólares dos EUA, e formalizada a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, pelo critério material, para a celebração do Contracto de Prestação de Serviços e Fornecimento para a reabilitação e expansão das redes rurais e metropolitanas de transmissão e acesso da ANGOLA TELECOM-EP., a ser celebrado entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e o consórcio constituído pelas empresas Gemcorp Commodities Global DMCC e Geoglobal Consulting,” lê-se no despacho.
É importante referir que o concurso público para exploração e expansão das redes de transmissão da Angola Telecom teve início em Setembro do ano passado. Na altura, o governo explicou que a estabilização, recuperação, expansão e modernização das infra-estruturas de telecomunicações nacionais permitirá que as várias operadoras de comunicação tenham acesso a uma rede de cobertura robusta, possibilitando-as oferecer aos seus clientes serviços de qualidade a preços competitivos.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!