De acordo com um relatório publicado pela Kaspersky, em média, 400.000 malwares foram distribuídos todos os dias, de Janeiro a Outubro de 2022, o que sinaliza um crescimento de 5% em relação ao ano de 2021, em que foi detectada uma média de 380.000 malwares distribuídos diariamente.
Segundo o relatório, os sistemas de detecção da Kaspersky registaram aproximadamente 122 milhões de malwares em 2022, 6 milhões a mais do que em 2021. O relatório indica que houve um aumento de 181% na proporção de ransomware detectado diariamente e 142% na partilha de programas maliciosos que instalam novas versões de malwares em vários dispositivos.
Relativamente aos principais alvos dos ataques cibernéticos, a Kaspersky aponta o Windows e a Microsoft Office como as principais plataformas onde os ataques foram distribuídos. Além destas, os usuários do Android também tornaram-se alguns dos alvos favoritos dos cibercriminosos.
Os especialistas da Kaspersky acreditam que a média diária de malwares pode chegar a 500 mil em 2023 e, por esta razão, apelam tanto as empresas como os usuários comuns a buscarem por mais segurança no ciberespaço.
“Considerando a rapidez com que o cenário de ameaças está a expandir os seus limites e o número de novos dispositivos que aparece na vida diária dos usuários, é bem possível que em 2023 detectaremos não 400.000 malwares por dia, mas meio milhão. É essencial não apenas para grandes organizações, mas também para cada usuário comum empregar soluções de segurança confiáveis, evitando assim ser vítima de cibercriminosos,” recomenda o relatório.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!