Decorreu neste sábado (8) no Memorial António Agostinho Neto a 3ª edição do Internacional Business Forum (IBF), um evento de negócios que reuniu representantes empresariais de várias partes do mundo para abordagens sobre soluções emergentes no sector tecnológico, nas finanças, gestão e estratégia, retalho e logística, liderança, banca, investimentos, organização e planeamento estratégico.
Nesta edição, o evento esteve centrado na análise da melhoria da gestão dos negócios associada à necessidade da melhoria da gestão dos clientes pelas empresas. Este último é, aliás, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, segundo avançou ao Portal de T.I. o coordenador do evento, Valdemar Dulo.
“Uma das grandes problemáticas que temos em Angola, principalmente no contexto actual, é ainda a deficiência na gestão de clientes. E isto inclui o mau atendimento para com os clientes e falta de produtividade por parte dos funcionários das empresas, factores que vão se acentuando em função do contexto cambial que o país enfrenta. Neste sentido, este fórum surge como um espaço para abordagem de temas e apresentação de sugestões que possam servir de solução para as empresas que acabam por ter este grande desafio,” referiu.
Créditos: Kimfumu Gaspar
O fórum, realizado pela UNIIGEST em parceria com a Academia de Gestão de Negócios, considerou também o potencial da tecnologia na melhoria da prestação de serviços pelas empresas. Face à transformação digital em curso no país, a adopção tecnológica surge como um processo sem volta para as empresas e Valdemar Dulo explica o porquê:
“Hoje, a tecnologia é o primeiro item para a melhoria dos resultados nas empresas. Uma empresa, se quer evoluir, tem que perceber que tem de envolver a tecnologia em todo o seu processo.”
O responsável reconhece, no entanto, que esta não é uma tarefa fácil. Pois, sublinha, “sabe-se que a implementação da tecnologia nas empresas exige custos, o que requer uma certa preparação das organizações para a adopção destas soluções”. Mas, reitera que uma vez implementada, o potencial da tecnologia em optimizar os resultados e contribuir para a satisfação dos clientes é muito alto.
“Por isso, trouxemos aqui temas relacionados à tecnologia no sentido das empresas entenderem a importância da integração tecnológica nos seus processos. A tecnologia deve estar inserida em todas as etapas do planeamento das empresas, porque esse é o mundo de hoje,” finalizou.