Oddo - Complexus

Mais de 1000 contas bloqueadas, 19 detenções e perdas acima de 5 mil milhões Kz em crime informático no Cuanza-Sul

Crime informático: mais de 1000 contas bloqueadas, 19 detenções e perdas acima de 5 mil milhões Kz no Cuanza-Sul
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede criminosa suspeita de desfalcar mais de 5 mil milhões de kwanzas de uma conta empresarial no Banco Angolano de Investimentos (BAI), na província do Cuanza-Sul.
 
Em nota enviada à nossa redacção, o SIC avança que o esquema teve origem no balcão do BAI do Waku Kungo, onde com a participação directa dos funcionários, incluindo o subgerente, foi feita a introdução e alteração dos dados do cliente e do aplicativo BAI-Directo, o que permitiu à rede efectuar várias transferências de avultadas somas monetárias, em benefício de terceiros.
 
Segundo o SIC, o dinheiro foi inicialmente transferido para contas BAI e, posteriormente, distribuído por centenas de outras instituições bancárias. Na sequência das investigações, o SIC rastreou e bloqueou mais de 1000 contas de diversos bancos e envolvidas no esquema.
 
Com o dinheiro da fraude, foram adquiridas viaturas, imóveis e terrenos em várias províncias do país. De acordo com o SIC, entre os bens apreendidos, destacam-se quatro viaturas do tipo Toyota Land Cruiser, Mercedes-Benz e Hyundai, uma vivenda T4 situada no bairro Nova Vida e um apartamento T2 no Rangel, ambos em Luanda.
 
A acção decorreu de uma denúncia apresentada pelo BAI em Maio deste ano e envolveu uma investigação conduzida pela Direcção Central de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais. A operação resultou na detenção de 19 cidadãos, entre os quais um estrangeiro de nacionalidade gambiana e cinco funcionários ou ex-funcionários da instituição bancária. 
 
Os detidos são acusados de práticas de associação criminosa, falsificação de documentos, acesso ilegítimo a sistemas de informação, devassa através de meios informáticos e branqueamento de capitais.
 
O Serviço de Investigação Criminal avança que os implicados foram presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, que aplicou prisão preventiva a catorze arguidos, enquanto os restantes ficaram sujeitos a termo de identidade e residência. As investigações prosseguem para localizar e deter outros possíveis envolvidos no caso.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media