Angola

IGAPE pretende automatizar o processo de prestação de contas pelas empresas

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) está a desenvolver um portal do Sector Empresarial Público (SEP) para a automatização do processo de prestação de contas pelas empresas. O projecto, segundo avança a Angop, consta do “Roteiro para a Reforma do SEP” e enquadra-se no âmbito da implementação do reporte financeiro e transparência, mecanismo que servirá como avaliador das empresas, com base no reporte automático apresentado, além de definir os riscos que a instituição apresenta.

O desenvolvimento de um novo instrumento de prestação de contas constitui uma resposta à inconsistência e qualidade tendencialmente reduzida do reporte financeiro das empresas. De acordo com o Administrador do IGAPE, Augusto Kalikemala, que apresentou o “Roteiro para a Reforma do SEP” no XII Conselho Alargado do Ministério das Finanças, a intenção é tornar mais eficiente e objectivo o sector empresarial público.

Além do reporte financeiro e transparência, o referido roteiro contempla igualmente o redimensionamento da presença do Estado no “SEP”, a eficiência da gestão e monitorização, bem como a mitigação dos riscos fiscais.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados