MASFAMU lança plataforma digital para monitorar políticas públicas de inclusão

MASFAMU lança plataforma digital para monitorar políticas públicas de inclusão
O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) lançou, na segunda-feira, 31 de Março, a plataforma digital “Observatório de Género em Angola”, que visa controlar as políticas públicas para a igualdade de género a nível nacional. 
 
Durante a cerimónia de lançamento da plataforma digital, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento, disse que a iniciativa vai desempenhar um papel importante na recolha, análise e divulgação de indicadores sobre as desigualdades de género, facilitando no processo de criação de políticas sociais “mais inclusivas, eficazes e eficientes”.
 
No evento, cujo lema foi “Conhecer para Agir”, Ana Paula do Sacramento realçou que a plataforma digital “Observatório de Género em Angola” vai ajudar instituições de vários quadrantes do país a receberem informações em termos de equidade e igualdade do género, sobretudo em dados relacionados com cargos que ocupam e a valorização da imagem feminina na sociedade angolana.

De acordo com a ministra, o lançamento representa um marco “importante no compromisso do Executivo angolano com a promoção dos direitos humanos e com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e participativa, onde homens e mulheres caminham lado a lado pelo desenvolvimento sustentável”.
 
No ano passado, através do Decreto Presidencial n.º 273/24, de 5 de Dezembro, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aprovou a criação do Observatório de Género de Angola e a sua unidade de gestão. 
 
Segundo o diploma, a plataforma foi criada para dar resposta aos compromissos nacionais e internacionais estabelecidos pela Política Nacional para a Igualdade e Equidade de Género, Protocolo da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, Agenda Africana 2063, Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), Convenções da OIT, ODS 2030, e pela Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Mulher, Paz e Segurança.
 
 
Em 2023, recorde-se, o MASFAMU lançou a plataforma virtual de dados estatísticos sobre a violência doméstica, para servir de apoio aos serviços de prevenção à violência doméstica e de protecção às vítimas no país.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media