A garantia veio do Director Executivo da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), Pedro de Abreu, que admitiu que no último mês registaram-se preocupações relativas à segurança do serviço Multicaixa Express (MCX Express) e que, por isso, a empresa vai lançar mais validações e melhorar o processo de aprovação das operações, para tornar o serviço mais seguro.
“Por exemplo, de x em x utilizações vai ter que receber um código no telefone para garantir que é a pessoa, vamos tentar validar a origem dos códigos, vamos acertar os limites de utilização”, avançou o Director Executivo da EMIS, citado pela LUSA.
O anúncio surge um mês após a EMIS ter emitido um alerta aos seus utilizadores no sentido destes se manterem atentos à crescente onda de fraudes envolvendo o MCX Express.
Pedro de Abreu, que falava nesta terça-feira (31) no “Fórum de Inclusão Financeira para o Desenvolvimento”, realizado em Luanda, observou que a solução da fraude passa pelo equilíbrio entre a segurança e a conveniência.
“É muito importante que se diga que este compromisso de segurança e conveniência é um compromisso difícil. Se calhar, conseguiríamos trancar a fraude não tendo Multicaixa Express, mas precisamos desse tipo de ferramentas e, portanto, temos que fazer um equilíbrio entre a segurança e a conveniência”, disse.
O Director Executivo da EMIS ressaltou também que a fraude nos meios de pagamento é um fenómeno global, e que isso deve-se ao facto de haver cada vez mais iniciativas digitais neste sentido. Entretanto, o responsável disse que a EMIS está dotada de medidas de segurança capazes de ajudar a lidar com a situação.
“Temos de facto um conjunto de medidas que eu penso que vão ajudar a diminuir essa questão da fraude, ela não vai desaparecer, nós não estamos a corrigir falhas do sistema, nós vamos é tornar os processos de validação e de utilização da ferramenta mais resilientes e menos propensos a fraudes”, tranquilizou.
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