Banner-para-so-site-COMPLLEXUS

MESCTI prevê gastar mais de 200 mil milhões Kz com contratação de professores estrangeiros para tecnologia, engenharias e computação

MESCTI prevê gastar mais de 200 mil milhões Kz com contratação de professores estrangeiros para tecnologia, engenharias e computação
Para o ano 2026, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) prevê gastar até 226,1 mil milhões de kwanzas na contratação de professores estrangeiros para as áreas de computação, tecnologias, engenharias, física e agronomia, segundo o Plano Anual de Contratação para 2026 consultado pelo Portal de T.I no Portal de Compras Públicas.
 
O montante, equivalente a cerca de 245,2 milhões de dólares, refere-se a novas contratações destinadas a várias instituições públicas de ensino superior, com destaque para as províncias do Cunene, Huambo e Cuanza Sul.
 
De acordo com o documento, professores cubanos serão colocados em diferentes instituições distribuídas pelas províncias do país para leccionar nas áreas das ciências, engenharias e tecnologias, num investimento estimado em 16,6 mil milhões de kwanzas.
 
Já os docentes vietnamitas deverão actuar sobretudo nas províncias do Cunene, Huambo e Cuanza Sul, onde irão ministrar disciplinas nas áreas da física, agronomia e computação. O investimento previsto é de 31,8 mil milhões de kwanzas para o Cunene, 143,4 mil milhões para o Huambo e 34,1 mil milhões para o Cuanza Sul, totalizando os 226,1 mil milhões inscritos.
 
Embora se trate de um documento oficial e assinado pelo gestor máximo da Entidade Pública Contratante, responsável por assegurar a conformidade de todo o processo de contratação, notamos, entretanto, que alguns projectos inscritos pelo MESCTI chamam demasiada atenção pelos seus valores bilionários, o que sugere um possível desvio de cálculo.
 
É o caso das novas contratações relactivas à construções da infra-estrutura do ISCED Huambo, avaliada em 19,2 biliões de kwanzas, e da construção e reabilitação das infra-estruturas do ISCED Huíla, fixadas em 18 biliões de kwanzas.
 
A aquisição de equipamentos destinados à instalação de 3 Pontos de Presença (PoPs) e da infra-estrutura de um Centro de Operações de Rede (NOC), avaliados em 2,1 biliões de kwanzas é outro exemplo.
 
Ao todo, a despesa inscrita pelo MESCTI, num total de 99 projectos, equivale a 44 biliões de kwanzas, acima dos 33,24 biliões de kwanzas destinados ao Orçamento Geral do Estado 2026 aprovado pela Assembleia Nacional e em vigor desde 1 de Janeiro. Sobre essa discrepância, o Portal de T.I buscou esclarecimentos junto do MESCTI, todavia não obteve respostas. 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media