200
Um desenvolvedor de aplicativos de Nova Iorque, de nome Isaac Gemal, lançou na última semana um novo site chamado WikiTok, no qual os utilizadores podem deslizar verticalmente por um fluxo infinito de artigos da Wikipédia como se estivessem no TikTok.
O WikiTok busca auxiliar os utilizadores a passarem os tempos livres e os momentos de tédio lendo artigos da Wikipédia, evitando assim que recorram a um aplicativo de rede social comum descrito como “algoritmicamente viciante”.
“É uma maneira boa de tropeçar em informações interessantes aleatoriamente, aprender coisas novas e passar momentos livres de tédio sem recorrer a um aplicativo de rede social algoritmicamente viciante”, refere o desenvolvedor ao ArsTechnica.
Tal como o TikTok, o WikiTok também é viciante, mas de uma forma positiva, pois não tem um algoritmo invasivo que rastreia os utilizadores, o que torna a experiência mais imprevisível.
Isaac Gemal afirma que o fluxo é completamente aleatório, mas admite que tem recebido vários apelos para automatizar o processo, de forma que os conteúdos surjam com base no que o utilizador expressa interesse, mas o desenvolvedor diz estar a conseguir resistir a essa “tentação”.
“Tenho várias mensagens de pessoas e até temas levantados no GitHub a pedir algumas alterações loucas no algoritmo do WikiTok. Tive que resistir e dizer que como já somos governados por algoritmos implacáveis e opacos no nosso dia-a-dia, por que não podemos ter apenas um cantinho no mundo sem eles?”, disse.
O WikiTok oferece aos utilizadores uma lista aleatória de artigos da Wikipédia, selecionados da API da Wikipédia, numa interface de rolagem vertical. Cada entrada é acompanhada por uma imagem retirada do artigo correspondente. Se vir um artigo de que goste, pode clicar em “Leia mais” e a página completa da Wikipédia sobre o assunto será aberta no seu navegador.
A origem do WikiTok
A ideia do WikiTok surgiu do desenvolvedor Tyler Angert, no X, na terça-feira (4), quando publicou “Ideia de projecto louco: toda a Wikipedia numa única página rolável”. Em resposta, o sócio da Bloomberg Beta, James Cham, disse: “Melhor ainda, uma página da Wikipédia com rolagem infinita baseada no que você estiver interessado a seguir?”. Na sequência Tyler Angert propôs o nome “WikiTok”.
insane project idea: all of wikipedia on a single, scrollable page
— Tyler Angert (@tylerangert) February 3, 2025
A publicação foi partilhada várias vezes até chamar a atenção de Isaac Gemal, que entrou na conversa no dia seguinte e começou a pensar em construir um produto minimamente usável. Com ajuda de ferramentas de programação com IA dos modelos Claude e Cursor, da Anthropic, terminou um protótipo em duas horas e publicou-o no X de madrugada.
https://t.co/xgmIjE8NKT
It’s 2:00 AM
Who wants infinite scrolling wikipedia!!— aizk ✡️ (@Aizkmusic) February 4, 2025
Apesar do seu nome remeter ao TikTok, o WikiTok ainda não tem vídeos envolvidos. O seu código está disponível no GitHub, onde é possível sugerir modificações ou fazer contribuições.
Pode visitar a plataforma clicando aqui.