OMNIdata inaugura centro de estágios para capacitar e certificar talentos nacionais em TIC

OMNIdata inaugura centro de estágios para capacitar e certificar talentos nacionais em TIC

Chama-se Kutuwala (para frente, em Kikongo) e foi projectado para capacitar anualmente 16 estudantes licenciados ou que estejam no último ano do curso superior, sendo oito em cada semestre. A iniciativa visa gerar engenheiros com experiência profissional e académica para o mercado de trabalho, através da colaboração com o sistema nacional de ensino superior.

De acordo com o presidente e director geral da OMNIdata, Admar Safeca, o Centro de Estágios Kutuwala tem também como objectivos certificar os engenheiros angolanos em tecnologias desenvolvidas pelas principais empresas do sector e reduzir o custo do investimento das empresas no primeiro ano da contratação.

“Hoje as academias formam, mas não atendem o mercado. Por exemplo, recebemos recém-licenciados em diversas áreas, mas ainda temos que os formar dentro da instituição. Então, foi com essa visão que criamos o projecto Kutuwala, de forma a incentivar a preparação de quadros para o mercado, mas também para que outras empresas tenham a mesma iniciativa”, disse Admar Safeca.

OMNIdata-inaugura-centro-de-estagios-para-capacitar-e-certificar-talentos-nacionais-em-TIC-programa-omnidata

Créditos: Rodrigo Diniz

Ao portal de T.I, o director de tecnologias da OMINIdata, Cipriano Sikito, explicou que o centro certificará os estagiários em diferentes tecnologias nos níveis Associado, Profissional, Especialista e, “em certos casos, até certificações de nível Advanced”.

new_cognito

O responsável fez também saber que os estagiários beneficiarão de experiência laboratorial prática, podendo ser feita de forma presencial no centro ou remotamente através de laboratórios dos parceiros da OMNIdata. Os estagiários, referiu, participarão também em visitas de campo nos centros de produção de dados e farão parte de projectos e serviços de tecnologias de informação.

Cipriano Sikito avançou ainda que o estágio é gratuito, contudo o acesso obedece a critérios como ser estudante de uma instituição de ensino superior parceira da OMNIdata, ter entre 22 a 30 anos de idade, ser licenciado ou frequentar o último ano de um curso superior voltado às TIC.

“Temos a intenção de gerar quadros com maior qualidade, domínio e experiência sobre aquilo que é o trabalho de um engenheiro. Neste contexto, contamos com os nossos parceiros para que após a conclusão do estágio possam receber os estagiários por via da recomendação que faremos sobre eles, visto que já terão certificações profissionais, experiência em projectos e resolução de serviços”, disse.

OMNIdata-inaugura-centro-de-estagios-para-capacitar-e-certificar-talentos-nacionais-em-TIC-estagiários-estudantes-

Créditos: Rodrigo Diniz

Os primeiros estagiários começarão a ser capacitados a partir de segunda-feira próxima, dia 25 de Agosto, e são todos afectos ao Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INSTIC), sendo esta também a primeira instituição de ensino superior na lista de parceiros da OMNIdata para este programa de estágios.

new_cognito

Falando ao Portal de T.I, o chefe do Centro de Investigação do INSTIC, Eliseu Cafuma, disse que a parceria constitui uma mais valia para os estudantes do INSTIC beneficiados pelo programa e também para o próprio Instituto, “visto que os estudantes são frutos da instituição”.

“Pelo que se apresentou na inauguração, é um programa muito interessante. Olhando para a nossa realidade, poucos fazem. A OMINIdata começa muito bem e, pelo que apresentou, o programa poderá ajudar os estudantes na elaboração do projecto de fim de curso que, a depender da sua natureza, pode requerer um estágio profissional e a OMMNIdata já traz essa componente”, disse.

Para Eliseu Cafuma, os estudantes ganham também ao nível profissional, pois “a realidade actual é que ao ir pedir emprego, o estudante encontra a exigência da experiência profissional e o que a OMINIdata estará a dar aqui durante seis meses é isso mesmo, experiência profissional que poderá levar o estudante a sair do conforto académico rumo ao conforto empresarial”.

O programa de estágios inclui capacitação em Sistemas de Informação, Infra-estrutura para Central de Dados, Gestão de Serviços de T.I, Gestão de Projectos e Segurança da Informação.

new_cognito

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media