A Meta anunciou nesta terça-feira, 9 de Janeiro, o aumento da protecção para os menores de idade que usam o Facebook e o Instagram. As novas políticas de conteúdo para os adolescentes foram desenvolvidas a partir da orientação de especialistas de segurança e saúde mental.
A empresa explica que os conteúdos inapropriados para determinadas faixas etárias deixarão de aparecer no feed de actualizações de adolescentes que usam as plataformas. Um dos exemplos citados é a automutilação, um tema que apesar da importância de debate na sociedade, pode não ser recomendado para menores de 18 anos porque pode despertar gatilhos.
“A partir de agora, vamos começar a remover esse tipo de conteúdo das experiências dos adolescentes no Instagram e no Facebook, bem como outros tipos de conteúdos impróprios para a idade”, disse a Meta.
As novas directrizes serão aplicadas automaticamente para perfis de utilizadores com idade inferior a 18 anos. Actualmente, os termos de uso do Facebook e Instagram determinam que 13 anos é a idade mínima para a criação de uma conta. Com esta mudança feita pela empresa, o algoritmo dos aplicativos evita que certos conteúdos sejam direccionados para esse público.
Além disso, a Meta também anunciou que, quando as pessoas pesquisarem por termos relaccionados ao suicídio, automutilação e aos transtornos alimentares, os aplicativos irão ocultar os resultados relaccionados a esses assuntos e direccionar os utilizadores para uma página especializada em que é possível obter ajuda.
As novas protecções adicionais para os menores no Facebook e Instagram estarão disponíveis para todos os utilizadores nas próximas semanas.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!