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Após o YouTube adoptar medidas contra conteúdos não originais, a Meta segue o mesmo caminho anunciado nesta semana novas regras para combater o conteúdo inautêntico no Facebook. O objectivo é proteger os criadores que produzem conteúdo original e garantir que não sejam vítimas de perfis que apenas reutilizam estes conteúdos sem dar os devidos créditos ou fazer alterações significativas.
Em comunicado, a empresa explica que o conteúdo inautêntico é aquele que reaproveita vídeos, imagens ou textos de outros criadores, de forma repetida, sem qualquer transformação criativa ou menção ao autor. Embora continue a permitir reacções, comentários e participações em tendências, essas formas só serão aceites pela Meta se trouxerem uma contribuição pessoal e significativa para o conteúdo.
As contas que violarem essas regras terão o alcance dos seus conteúdos reduzidos e perderão temporariamente o acesso à monetização, garante a empresa. Além disso, a tecnológica avança que os vídeos duplicados identificados pelo sistema do Facebook serão despromovidos automaticamente, para que o conteúdo original receba a visibilidade que merece.
A Meta está igualmente a testar a aplicação de links automáticos que redireccionam os utilizadores para o conteúdo original, como forma de assegurar uma atribuição justa e directa aos criadores originais.
A empresa afirma ainda que nos últimos seis meses penalizou cerca de 500 mil contas por comportamentos de spam e removeu cerca de 10 milhões de perfis que se faziam passar por criadores populares.
As mudanças anunciadas serão aplicadas de forma gradual nos próximos meses e para facilitar a adaptação dos criadores, o Facebook lançou uma nova funcionalidade no Painel Profissional, permitindo visualizar, por publicação, as razões pelas quais o conteúdo pode estar a ser penalizado ou não distribuído como esperado.