467
A Meta reforçou a sua iniciativa para reduzir as recomendações de conteúdos políticos nas redes sociais Instagram e Threads, com a disponibilização de uma nova opção que agora permite aos utilizadores escolher se pretendem ou não estar expostos a conteúdos desta natureza provenientes de contas que não seguem.
A confirmação deste novo passo foi feita nesta semana ao The Verge pelo porta-voz da empresa, Andy Stone, tendo este referido que a opção começou a ser implementada na semana passada.
Segundo o porta-voz, a nova opção estará activada por padrão, mas os utilizadores poderão alterá-la manualmente para adequá-la às suas preferências. Quando activada, o Instagram e o Threads mostrarão apenas os conteúdos políticos das contas que o utilizador segue.
Numa declaração introdutória sobre este assunto, disponibilizada em Janeiro último, a Meta refere que as actualizações de recomendações aplicam-se a contas públicas e em locais onde a empresa recomenda conteúdos, como as secções “Explorar, Momentos, Feed de notícias e Utilizadores sugeridos”. Entretanto, observa, a nova abordagem não muda a forma como a empresa mostra aos utilizadores o conteúdo das contas que estes escolhem seguir.
“Se o conteúdo político – potencialmente relacionado a coisas como leis, eleições ou tópicos sociais – for divulgado por uma conta que não é elegível para recomendação, o conteúdo dessa conta ainda poderá alcançar os seus seguidores no Feed e nas Histórias”, esclarece.
Abra o Instagram ou Threads;
Vá ao menu “Configurações da conta”;
Clique na opção “Conteúdo sugerido”;
Escolha o menu “Conteúdo Político” (se disponível).
Recorde-se que as configurações que fizer afectarão as sugestões nas secções “Explorar”, “Momentos”, “Feed de notícias” e” Utilizadores sugeridos”. E, como o Instagram e ao Threads são redes sociais interligadas, as configurações feitas aplicam-se automaticamente às duas plataformas.