O ministro das Comunicações, Inovação e Economia Digital da Nigéria, Bosun Tijani, anunciou nesta terça-feira (10) a criação de um fundo de 100 milhões de dólares norte-americanos para startups que usam inteligência artificial (IA), com vista a desenvolver novas soluções no país.
Durante a conferência EUA-Nigéria Global Inclusion and AI, realizada em Lagos, na Nigéria, o ministro garantiu que a criação do fundo denominado AI Fund é resultado da parceria assinada entre a Google e o Centro Nacional de Inteligência Artificial e Robótica da Nigéria.
Para o ministro, o Fundo é um passo para nutrir a inovação doméstica que aborda os desafios locais e contribui para o crescimento económico.
“Ao apoiar as nossas startups, não estamos apenas a investir no seu sucesso, mas também no futuro da economia digital da Nigéria”, disse.
Por seu lado, a Google entende que o apoio ao Fundo de IA é parte de um compromisso para melhorar as habilidades digitais em toda a África. As startups selecionadas receberão até 6.000 dólares em dinheiro, além do acesso aos recursos substanciais da Google, como tecnologias de IA, mentoria e uma rede global para ajudá-las a dimensionar as inovações.
O Ministério Nigeriano das Comunicações, Inovação e Economia Digital e o Departamento de Estado dos EUA discutiram as oportunidades e os desafios no desenvolvimento, implantação e uso responsável da IA. As duas entidades identificaram estratégias de governança de IA entre os Estados Unidos e as nações africanas para permitir que as implantações de IA em África sejam mais seguras, protegidas, transparentes e confiáveis.