Com o objectivo de diminuir as importações de telemóveis e outros meios tecnológicos no país, o Presidente da República João Lourenço, inaugurou ontem(14) em Luanda – Zona Económica Especial (ZEE), a fábrica de montagem de telemóveis, computadores, tablets e acessórios electrónicos da marca Afrione.
A implementação da fábrica contou com as parcerias da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e dos ministérios da Indústria e Comércio e da Economia e Planeamento, com a colaboração da multinacional Massey Ferguson.
No acto da inauguração, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, falando à imprensa, considerou ser um ganho importante para o sector a inauguração da fábrica de montagem de telemóveis em Angola, garantindo que a infraestrutura terá um reflexo sobre o preço dos telemóveis, tablets e computadoes no país.
Na inauguração, os Emirados Árabes Unidos (EAU) estiveram representados pelo Sheik do Dubai, Ahmed Dalmoor Al Maktoum, promotor do investimento referente a 65 milhões de dólares investido no projecto.
Por sua vez, a fábrica promoveu sessenta e três (63) postos de trabalhos para jovens que se destinaram na montagem dos mesmos, entre muitos, encontram-se alguns engenheiros de telecomunicações que tiveram a oportunidade de exercer os seus conhecimentos de formação.
Numa primeira fase a fábrica irá produzir três mil (3000) telemóveis por ano, diminuindo assim na importação de cerca de um milhão de telemóveis por ano, que leva o país a desembolsar mais de 150 milhões de dólares nos últimos tempos.