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O sector tecnológico nacional tem registado um crescimento significativo nos últimos anos, uma evolução que se deve, em parte, ao aumento de quadros nacionais qualificados, o que tem permitido um posicionamento cada vez mais forte das empresas angolanas de tecnologia, afirmou esta terça-feira (29) ao Portal de T.I o CEO da Real Distribution, Vitor Ferreira
Segundo Vitor Ferreira, que falava à margem da 4ª edição do Angola Digital Forum ,que teve como tema “Feito em Angola, o quadro evolutivo do sector tecnológico nacional é positivo quando comparado aos primeiros anos da década de 2000, altura que, segundo conta, os parceiros de uma empresa distribuidora de soluções tecnológicas, como a Real Distribution, eram essencialmente empresas estrangeiras.
“Trabalho nesta indústria em Angola desde 2006 e, no início, os parceiros eram essencialmente de Portugal, Brasil, Dubai e da África do Sul. Hoje em dia é ao contrário, grande parte dos nossos parceiros são empresas angolanas. Isso se deve à evolução verificada na capacitação dos recursos humanos nacionais para responderem às necessidades do sector”, explicou.
Apesar disso, o responsável admite que alguns desafios persistem ao nível das empresas distribuidoras de soluções tecnológicas. O principal deles, segundo Vitor Ferreira, continua ser a compra de produtos tecnológicos por empresas angolanas através de canais não oficiais (grey market) e fora do país, embora tais soluções já existam no mercado nacional.
A consequência directa, explica, é a redução do “apetite” dos investidores em entrarem em Angola. Pois, quando se compra fora do país, a classificação de Angola perante as empresas produtoras reduz assim como o interesse delas em investirem cá, diz Vitor Ferreira.
“Isso faz com que os fabricantes não vejam Angola como país para investir, porque eles não estão a ver os números cá. Há também o problema do suporte, ou seja, quando o produto comprado fora do país apresenta avarias e contactamos o produtor, eles recusam-se a dar assistência pelo facto do produto não estar registado em Angola e sim noutro país”, disse.
O CEO da Real Distribution apela por isso às empresas a obterem os seus produtos através dos canais oficiais e presentes no país, para não ficarem sem a assistência devida quando precisarem e para que os números resultantes das compras nesses canais permitam aos fabricantes olharem para Angola como um mercado apetecível para investir.
A Real Distribution é a representante oficial em Angola da gigante mundial da distribuição, a Redington, e busca contribuir activamente no processo de transformação digital em curso no país, através do fornecimento de soluções de cadeia de suprimentos ponta-a-ponta para todas as categorias de produtos de Tecnologia de Informação, Telecomunicações e Estilo de Vida Digital.