Startups: fundadores consideram que o governo não tem compromisso em fomentar o ecossistema

Angola leva sete startups à Web Summit
De acordo com o “Estudo sobre o Ecossistema de Empreendedorismo e Startups de Angola“, mais da metade dos fundadores das startups angolanas (59% deles) considera que o apoio às startups não é uma prioridade para o governo, enquanto isso 41% dos inquiridos admitiu haver um forte compromisso do governo no fomento deste ecossistema.
 
No mesmo sentido, 86% dos fundadores declaram não haver programas governamentais suficientes para apoiar as startups no país, contra 14% que afirmam existir iniciativas suficientes para promover o ecossistema.
 
Por outro lado, 66% dos fundadores considera haver abertura dos bancos, seguradoras, empresas de telecomunicações, etc. para colaborar com as startups novas e em crescimento. No entanto, 34% deles diz não haver esta abertura, considerando por isso não existir um ambiente adequado para as startups colaborarem com as grandes empresas e reguladores no país.
 
Financiamento e números de clientes
 
Relactivamente ao financiamento, o estudo indica que 64% das startups foram financiadas com fundos próprios (poupanças ou recursos dos fundadores) e possuem menos de 5 mil clientes. Os fundos de familiares e amigos representam 16% do tipo de financiamento, os business angels representam 9%, os empréstimos bancários, o crowdfunding e a categoria “nenhum” possuem 2% de representação cada, enquanto a categoria “outro” surge com 5% de representação.
 
No que respeita o número de clientes, 86% das startups apresenta menos de 5 mil consumidores, enquanto 5% conta com mais de 5 mil clientes e 9% afirma possuir mais de 5 mil clientes e menos de 10 mil clientes.
 
O “Estudo sobre o Ecossistema de Empreendedorismo e Startups de Angola” foi realizado por iniciativa do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) em parceria com a Unitel, e teve como objectivo retratar as principais iniciativas em torno do empreendedorismo em Angola, bem como apontar as diversas perspectivas relativamente ao impacto e alcance das mesmas.
 
 
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media