Sam Altman sobre DeepSeek: “é um modelo impressionante”

Sam Altman sobre DeepSeek: é "um modelo impressionante"
O CEO da OpenAI reconheceu hoje o potencial do modelo DeepSeek-R1, lançado recentemente pelo laboratório chinês de pesquisa conhecido como DeepSeek.
 
Segundo Sam Altman, o DeepSeek-R1 “é um modelo impressionante, principalmente pelo que consegue oferecer pelo preço”. O CEO da maior startup do segmento da IA fez questão de referir que a OpenAI entregará “modelos muito melhores”, mas disse ser “revigorante ter um novo concorrente”.
 

DeepSeek mostrou ser possível fazer mais com menos recursos
 
Na última semana, a startup DeepSeek apresentou o que chamou de DeepSeek-R1, o seu modelo de IA de código aberto, o qual foi recebido com muito entusiasmo pelos utilizadores, sobretudo no Ocidente. Na base desse entusiasmo está o facto do DeepSeek-R1, segundo a própria DeepSeek, ser capaz de atingir um desempenho comparável ao OpenAI-o1, modelo da OpenAI lançado em 2024, e ao Llama AI da Meta lançado em 2023, em capacidade de raciocínio.
 

A essa capacidade impressionante, juntam-se vantagens como: ser de código aberto, económico e exigir menos poder computacional em comparação com os modelos da OpenAI e Meta, por exemplo.
 
Por estar na China, país cujo acesso aos chips mais modernos de IA é muito limitado devido às sanções dos EUA, a DeepSeek teve de adoptar uma abordagem focada na optimização de recursos.
 
Segundo a Forbes, a startup chinesa recorreu a “ajustes inovadores de engenharia, como esquemas de comunicação personalizados entre chips”, para melhorar a eficiência da transferência de dados, técnicas de economia de memória e métodos de aprendizagem por reforço, de forma a minimizar os requisitos de poder computacional, dada a limitação na obtenção de chips.
 
Essa abordagem resultou em custos muito menores em comparação aos modelos tradicionais de IA da OpenAI e Meta. Por exemplo, o preço da API para DeepSeek-R1, custa apenas 0,55 dólares por milhão de tokens de entrada e 2,19 dólares por milhão de tokens de saída, enquanto as taxas de API da OpenAI são de 15 dólares para a entrada e 60 dólares para a saída.
 
Vale do Silício em “choque”
 
Segundo a startup, o desenvolvimento do seu modelo custou apenas 5,6 milhões de dólares, um valor muito inferior e que “chocou” o mercado, pois mostrou que era possível fazer mais com menos recursos, contrariando a tendência das tecnológicas americanas caracterizada por investimentos bilionários e treinamentos de modelos de IA a partir de chips mais recentes e de alta performance, como o processador gráfico Blackwell da Nvidia.
 
Após o modelo DeepSeek-R1 alcançar o primeiro lugar dos aplicativos mais baixados para telemóveis na Apple Store, nesta segunda-feia (27), as gigantes tecnológicas que lideram o segmento da inteligência perderam milhões de dólares em bolsa.
 
A titulo de exemplo, as acções da Nvidia, empresa que lidera a produção mundial de chips de alta performance para IA, desvalorizaram 17% na segunda-feira, resultando na perda de 589 mil milhões de dólares em capitalização de mercado, perdendo o posto de empresa mais valiosa do mundo, detendo apenas 2,9 triliões de dólares, atrás da Apple (3,477 triliões de dólares) e da Microsoft (3,231 triliões de dólares).
 
Ao todo, as empresas Nvidia, Alphabet, Amazon, Apple, Meta, Microsoft e Tesla perderam 643 mil milhões de dólares num dia. As perdas da segunda-feira (27) impactaram também a Dell (perda de 12,4 mil milhões), os co-fundadores do Google, Larry Page, (6,3 mil milhões) e Sergey Brin (5,9 mil milhões), o investidor do Google, Andreas von Bechtolsheim, (5,4 mil milhões), o CEO da Tesla, Elon Musk ( 5,3 mil milhões) e o presidente da Interactive Brokers, Thomas Peterffy, ( 4,1 mil milhões de dólares).
 
Os actores mais ricos do sector tecnológico perderam na totalidade 94 mil milhões de dólares em riqueza num único dia. Destes, o mais afectado foi o presidente da Oracle, Larry Ellison, que registou uma perda de 27,6 mil milhões de dólares na sequência da queda de 14% das acções da Oracle.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media