SETIC-FP e SERPRO estabelecem acordo para modernização tecnológica

SETIC-FP e SERPRO firmam contrato para modernização tecnológica
O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação para as Finanças Públicas (SETIC-FP) estabeleceu, recentemente, um contrato de consultoria especializada e modernização tecnológica com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), do Brasil, fruto do memorando de entendimento para a partilha de capital intelectual, mão-de-obra especializada, capacitação e pesquisa, assinado em 2023.
 
O convénio prevê a capacitação da equipa angolana em matérias como governança e modernização da infra-estrutura tecnológica, metodologia para implementação do Centro de Operações de Segurança (SOC) e a gestão dos data centers do Ministério das Finanças (MINFIN), avança o SERPRO em comunicado divulgado na última semana.
 
Prevê, igualmente, a estruturação de processos ligados à comunicação, cultura organizacional e inovação, assegurando que a transformação digital ocorra de forma eficiente e sustentável, tanto no ambiente interno da instituição quanto na ampliação do acesso e da qualidade dos serviços públicos digitais em Angola.
 
Para o director geral do SETIC-FP, Edilson Coelho, a expectativa é que a instituição avance de forma acelerada e estratégica, para garantir resultados significativos em maturidade tecnológica com a consultoria, focando em garantir mais segurança e resiliência aos serviços públicos.
 
“A nossa expectativa é que o SETIC-FP possa avançar de forma acelerada e consistente, garantindo maior segurança, resiliência e eficiência nos serviços públicos. A consultoria do SERPRO será fundamental para optimizar a execução das políticas financeiras e acelerar a digitalização do nosso país. A troca de conhecimento com uma empresa pública de referência nos dá segurança para seguir um caminho sustentável e alinhado aos interesses do Estado angolano”, afirmou.
 
Por sua vez, o presidente do SERPRO, Alexandre Amorim, destacou que a parceria reforça a estratégia do governo brasileiro de ampliar a cooperação com países do Sul Global e criar um modelo sustentável de desenvolvimento tecnológico.
 
“É uma grande satisfação para o SERPRO contribuir com a evolução da maturidade digital de Angola. (…) Nossa expertise e conhecimento técnico serão fundamentais para modernizar os serviços públicos angolanos, promovendo uma transformação digital estruturada e sustentável. Mais do que implantar tecnologias, o nosso objectivo é capacitar as equipas locais para que possam actuar com autonomia, fortalecendo a soberania digital do Estado angolano”, referiu.
 
O intercâmbio entre as duas instituições começou em 2008, altura em que a equipa do SETIC-FP conheceu o Portal do Software Público Brasileiro durante um evento em Luanda. De lá para cá, o SETIC-FP e o SERPRO assinaram acordos em vários domínios, com destaque para áreas como processamento de dados, firmado em Agosto de 2023, e tecnologia de informação para finanças públicas, firmado em Novembro do mesmo ano.
 
O SETIC-FP é o braço especializado do MINFIN responsável por planear, desenvolver e operacionalizar os sistemas de informação, a infra-estrutura tecnológica e as comunicações para o Ministério e órgãos sob a sua tutela.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media