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Os dados constam do estudo “Banca em Análise 2022”, apresentado nesta terça-feira (25) em Luanda pela consultora Deloitte. Conforme o estudo, o canal interbancário Multicaixa Express (MCX) teve uma queda na utilização em 2021, tendo registado nesse ano um decréscimo na ordem dos 88,3%, enquanto que no ano 2020 a utilização do serviço teve um crescimento de 820%.
O estudo da Deloitte salienta que a redução da taxa de crescimento do MCX justifica-se pelo seu tempo de existência no mercado, que já atingiu os três anos desde o seu lançamento oficial.
“Esta redução da taxa de crescimento, embora expressivo, justifica-se pelo facto de já ser o 3.º ano no mercado desde o seu lançamento oficial em 2019 (após um período de testes em 2018), sendo razoável que não sejam registadas taxas de crescimento tão expressivas quanto às verificadas em 2020 que teve, adicionalmente, o contexto pandémico como um factor de impulsionamento deste crescimento,” refere o documento.
Entretanto, o número de transacções feitas com recurso ao MCX viu um crescimento significativo em 2021, tendo registado um total de 338,2 milhões de transacções nesse ano, contra 179,6 milhões de transacções verificadas no ano 2020, período do ápice da pandemia da Covid-19.
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