O WhatsApp anunciou no blog de desenvolvedores do Facebook, que a função multiplataforma já começou a ser permitida aos utilizadores de forma que uma única conta seja conectada em até quatro dispositivos diferentes, sem precisar que o telemóvel principal esteja conectado à internet ou ligado.
Aparentemente, o maior desafio para o lançamento desta tecnologia foi manter a segurança dos utilizadores e a criptografia de ponta a ponta em todos os dispositivos.
Para garantir que a plataforma continue segura e que as conversas do utilizador não sejam espionadas por um servidor malicioso, agora além do código QR (assim como já ocorre na versão web), para quem deseja acessar a sua conta em um outro dispositivo, será necessário o uso da biometria.
Inicialmente, o recurso estará disponível para um pequeno grupo de utilizadores do WhatsApp Beta. Mas os programadores da rede social já trabalham para que no futuro as funcionalidades estejam habilitadas para todos.
Segundo o portal Engadget, além das mensagens, os utilizadores também poderão realizar as chamadas de voz e vídeo por qualquer um dos dispositivos no qual a conta esteja conectada.
Em suma, o utilizador poderá conectar a sua conta do WhatsApp em qualquer aparelho, de forma independente. Mas, no primeiro uso, ainda será necessário usar o telemóvel para confirmar o número no app. Além disso, os dispositivos serão desconectados caso o utilizador não use esta ferramenta no telemóvel por mais de 14 dias.