192
Foi inaugurada na última semana, em Malanje, a “Estação Sísmica da Catepa”, destinada a monitorar as ocorrências sísmicas no país, juntando-se às outras 6 que compõem a Rede Sísmica Nacional. O evento foi presidido pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João.
A abertura desta nova estrutura acontece numa altura em que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), decorre a instalação de mais 4 estações sísmicas no Sul do país, no âmbito da cooperação entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e a Embaixada da República da Coreia.
Dotadas de equipamentos como sismógrafos e acelerómetros, estas estações permitem registar e medir as ondas sísmicas geradas por terramotos ou outras actividades, transmitindo os registos ao servidor central do INAMET, em Luanda, em tempo real.
A análise dos dados recolhidos por estas estações, distribuídas pelo Bengo, Cuanza-Sul, Lunda-Norte, Moxico, Huíla, Huambo e agora Malanje, permite aos especialistas do INAMET determinar a localização, magnitude e as características dos sismos, fornecendo informações valiosas sobre as movimentações que acontecem na crosta terrestre angolana.
Para reforçar esta capacidade, o Orçamento Geral do Estado destinou 253,7 milhões de kwanzas este ano, correspondentes a 278,1 mil dólares, à luz da taxa de câmbio média actual do Banco Nacional de Angola (BNA), para o programa de instalações sísmicas implantadas no país.
Por sua vez, o valor destinado a melhoria do controlo da situação sísmica em Angola, integrado aos gastos do ‘Programa de Expansão e Modernização Das Comunicações’, foi orçado em 229,3 milhões Kz (cerca de 251,4 milhões de dólares), conforme observou o Portal de T.I na ‘dotação orçamental da despesa por programa detalhado’ do OGE 2025.
Importa ainda referir que, no âmbito da modernização dos equipamentos meteorológicos, o INAMET declarou em 2024 a intenção de instalar mais 13 novas estações sísmicas em províncias com risco de fenómenos sísmicos.