AAPSI disponibiliza IXP e serviço de teste de velocidade de tráfego

No âmbito do melhoramento do tráfego entre as provedoras nacionais, a Associação Angolana dos Provedores do Serviço de Internet (AAPSI), desenvolveu o IXP denominado AngolaIXP (AO-IXP). Com mais de 22 peering, o Angola IXP oferece uma plataforma única para que os participantes compartilhem rotas e informações dentro do País.

O AngolaIXP (AO-IXP) fornece a facilidade neutra para os ISPs e operadores de redes IP (Internet Protocol) se conectarem e trocarem tráfego em Angola. As trocas incentivam o encaminhamento do tráfego doméstico da Internet num único ponto, fornecendo um caminho ideal para o tráfego chegar a outras redes dentro do país facilitando e mantendo o trafego nacional local. Isso reduz o uso de links caros de longa distância e melhora o desempenho da rede de Internet a nível Nacional.

Existem alguns requisitos necessários para que se possa fazer parte deste IXP, tais como: executar o BGP para rotear o tráfego com outros membros,  ter o BGP funcional para a troca de rotas através do IXP, ter um link até as infraestruturas do AngolaIXP, ter um Número do Sistema Autônomo (ASN), entre outros.

O serviço disponibiliza benefícios relativamente a economia substâncial de custos, a eliminação da necessidade de colocar todo o tráfego em links de longa distância, maior largura de banda para usuários locais, bem com a redução da latência no tráfego, fazendo com que o tráfego necessite de menos saltos para chegar ao seu destino.

 

Ainda neste âmbito, a AAPSI disponibilizou também pelo AO-IXP, o serviço de teste de velocidade que tem como porta de saída a provedora estatal Angola Telecom. O serviço pode ser acessivel pelo http://speed.aapsi.og.ao/.

Vários provedores de serviços de Internet (ISPs) podem se conectar em um único IXP, criando o potencial para uma série de benefícios técnicos e económicos para a comunidade local da Internet.

Fonte: AAPSI

 
 
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Tags:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media